A RELEVÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Inclusão, Educação FísicaResumo
A Educação Física vem ganhando cada vez mais espaço devido à busca constante por mais saúde e melhor qualidade de vida. Essa crescente nas práticas físicas e esportivas torna-se cada vez mais evidente no cotidiano das pessoas, tanto de indivíduos sem deficiência, quanto daquelas pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, quer seja intelectual e/ou física. Tal cenário instiga questionamentos ao que se refere às atividades físicas e esportivas para Pessoa com Deficiência (PcD) – tipos, reais benefícios, adaptações, necessidade de profissionais qualificados, e tantos outros aspectos. Partindo-se disto, objetivou-se evidenciar a relevância das atividades físicas e esportivas como instrumento de efetiva inclusão para Pessoas com Deficiência, galgando-se caracterizar as deficiências, explicitar sobre inclusão e por fim, evidenciar a prática física e/ou esportiva e seus benefícios para a Pessoa com Deficiência. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico, tendo como fontes: artigos, monografias, dissertações, teses, entre outros, levantados em bibliotecas de Instituições Superiores, bases de dados da internet, tais como SCIELO, CAPES, etc, utilizando-se como critérios para busca as palavras-chave: atividade física adaptada, esportes adaptados, inclusão dos deficientes, etc. Sendo possível evidenciar, por meio dos aportes teóricos, que a prática física e/ou esportiva adaptada reflete diretamente na inclusão da Pessoa com Deficiência. Assim, a Educação Física em si vem contribuir significativamente para a motivação e integração da PcD tanto no contexto escolar, quanto social.