ALOPECIA POR DILUIÇÃO DA COR EM CÃO: relato de caso

Autores

  • Angelina Rezende Stabile Autor
  • Camila Cristina da Silva Autor
  • Júnior Artur dos Reis Autor

Palavras-chave:

Alopecia, Cores diluídas, Dermatopatia

Resumo

A alopecia por diluição da cor (ADC) é uma afecção dermatológica não inflamatória adquirida caracterizada pela queda da pelagem diluída, ocorrendo geralmente entre os seis e trinta e seis meses de idade, cujo diagnóstico é confirmado pelo exame histopatológico associado à anamnese e lesões cutâneas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um cão, da raça Pinsher, fêmea com seis anos de idade, de pelagem escura, atendida na Clínica de Especialidades Veterinárias em Uberlândia – MG, que apresentava áreas de hipotricose e alopecia na região do tronco. Após a realização do exame histopatológico chegou-se ao diagnóstico de Alopecia por Diluição da Cor e realizado tratamento terapêutico.

Biografia do Autor

  • Angelina Rezende Stabile

    Graduanda em Medicina Veterinária pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). stabile.angelina@gmail.com

  • Camila Cristina da Silva

    Mestre pelo Programa de Sanidade e Produção Animal nos Trópicos pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). camilacristina.vet@gmail.com.

  • Júnior Artur dos Reis

    Especialista em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Instituição Equalis. Docente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária na FCC. junior.artur@fcc.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-12-10