IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO NO COMBATE AO COMÉRCIO INFORMAL DO LEITE

Autores

  • Andressa Teixeira Tamiosso Autor
  • Higor Oliveira Silva Autor

Palavras-chave:

Leite informal, Cooperativas de leite, Pequeno produtor, Cooproleite

Resumo

A produção e venda de leite tem sido a fonte de renda de muitas famílias há várias gerações. Essa conduta tem passado de pai para filho, melhorando e qualificando cada vez mais.
Com o avanço tecnológico e as atuais normativas, os pequenos produtores devem se adequar para satisfazer os padrões impostos pela Legislação vigente e pelo o comprador do seu produto.
Essa adequação nem sempre é fácil e, muitas vezes, os produtores de baixa produção não conseguem acompanhar o progresso, muitas vezes, também, tendo a desistência como única alternativa.
As cooperativas de leite atuam principalmente ajudando o pequeno produtor a se tecnificar, estruturar e trabalhar de forma a produzir para competir de igual com o grande produtor. Isso dá a eles alternativas viáveis para continuarem a trabalhar no ramo leiteiro, evitando, assim, a desistência do trabalhador do campo ou, até mesmo, a venda dos seus produtos informalmente, podendo prejudicar os consumidores.
Desta forma, certifica-se de forma positiva a atuação das cooperativas de leite na região do Alto Paranaíba.

Biografia do Autor

  • Andressa Teixeira Tamiosso

    Graduanda em Medicina Veterinária pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). tamiosso.andressa@gmail.com

  • Higor Oliveira Silva

    Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Medicina Veterinária Preventiva pela Unesp Jaboticabal. Docente do Curso de graduação em Medicina Veterinária na FCC. higorvet@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-06-12