REPERCUSSÕES PSÍQUICAS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA A HISTÓRIA DE VIDA DAS MULHERES: uma análise a partir do Sistema Único de Saúde (SUS)

Autores

  • Adrielly Marques Silva Autor
  • Larissa Isaura Gomes Autor

Palavras-chave:

Violência Obstétrica, Psicologia da Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS).

Resumo

A violência obstétrica constitui-se num fenômeno legitimado por indicadores sociais, culturais, econômicos, políticos, étnicos e raciais. Trata-se de uma importante demanda de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS). A centralidade deste estudo recai no reconhecimento desse tipo de violência como uma realidade que repercute na estruturação psíquica da gestante, do bebê, da família e de toda a sociedade. De natureza qualitativa, objetiva identificar os sentidos e os significados desse processo para a história de vida das mulheres a partir do arcabouço teórico-metodológico da Psicologia enquanto ciência e profissão, com a concomitante elaboração de propostas interventivas, com ênfase na reconfiguração dessa realidade. Os resultados encontrados apontam para uma legitimação da violência obstétrica como uma demanda natural e naturalizada; mesmo havendo legislações estaduais que tipificam e punem essa prática, são notórias as repercussões psíquicas dessa modalidade de violência, sobretudo para a história de vida das mulheres e as possíveis intervenções no campo da Psicologia, enquanto ciência e profissão. Por fim, destaca-se o compromisso ético-profissional da Psicologia com a reconfiguração dessa realidade, reafirmando práticas humanizadas dentro do SUS, a partir da desconstrução da violência obstétrica para experiências pautadas pelo respeito à subjetividade, à autonomia e à cidadania.

Biografia do Autor

  • Adrielly Marques Silva

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). E-mail: adriellymarques20@hotmail.com

  • Larissa Isaura Gomes

    Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Gestão Pública da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Cidade de Coromandel e Faculdade Patos de Minas (FPM). Coordenadora do Curso de Psicologia da FCC. Coordenadora do Setor Psicossocial da Gestão Municipal de Saúde de Coromandel. E-mail: psicologa.larissa.isaura@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-10