ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico

Autores

  • Cristiana Maria da Silva Autor
  • Deivid de Oliveira Barbosa Autor
  • Luciana de Araújo Mendes Silva Autor

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Diagnóstico, Estudo de caso

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica. Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico.

Biografia do Autor

  • Cristiana Maria da Silva

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). cristiana.mariasilva@hotmail.com

  • Deivid de Oliveira Barbosa

    Possui graduação e especialização em Psicologia pela Faculdade Cidade de Patos de Minas - FPM. Docente no Curso de Psicologia e cursos de especialização na FPM. deivid_trabalho@yahoo.com.br

  • Luciana de Araújo Mendes Silva

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica. Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico.

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Publicado

2021-12-10