BURNOUT DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar para os fatores de risco e prevenção apontados pela literatura

Autores

  • Luana Vaz de Oliveira Autor
  • Luciana de Araújo Mendes Silva Autor

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Professor, Intervenção

Resumo

A profissão docente é considerada uma das mais estressantes ocupações. O estresse vivenciado por esse profissional quando se torna crônico pode originar a Sindrome de Burnout. O presente estudo teve como objetivo verificar os fatores de risco e as formas de prevenção da Síndrome de Burnoutem professores da Educação Básica apontados na literatura, buscando sugerir ações com foco no trabalho e no indivíduo.A pesquisa foi feita a partir de uma revisão integrativa da literaturarealizada nomês de fevereiro de 2021, sendo utilizados artigos da base de dados https://scielo.org/. Os critérios de busca/seleção foram o idioma português, a data de publicação entre 2016 e 2020, sendo priorizadas as obras que atingissem o objetivo desse estudo. Para a busca dos materiais, as palavras-chave utilizadas foram Burnout x professores e Burnout x docentes no enfoque das causas, prevenção e sugestões. Após verificados os artigos encontrados por meio da leitura do título, do resumo e do artigo na íntegra, foram aplicados os critérios de inclusão, obtendo um total de seis obras,que foram revisadas no presente trabalho. De forma geral, os artigos encontram-se distribuídos em quantidade bem próxima, considerando-se os anos de publicação. Em relação ao tipo de metodologia utilizada não foi encontrada nessa mostra nenhuma pesquisa na forma de revisão da literatura. Em relação à autoria das obras, nenhum dos artigos foi redigido por profissionais da área da educação, sendo a maioria dos autores da área da saúde, em grande maioria da Psicologia. Destaca-se ainda que nos desenhos metodológicos nenhum estudo se ocupou de realizar algo concreto em busca da prevenção e intervenção. Em relação aos fatores de risco para ocorrência da síndrome em foco, os artigos revisados evidenciaram os seguintes aspectos: rotina intensa de trabalho com cargas horárias elevadas, excesso de tarefas, responsabilidades e cobranças por rendimento, burocracia e protocolos excessivos e documentos a serem produzidos. Além disso, condições desfavoráveis ao exercício da profissão também foram elencados, incluindo a falta de recursos materiais, dificuldade no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, indisciplina e violência no contexto escolar, baixa remuneração, pouca participação no planejamento e nas políticas de ensino. Em relação às formas de prevenção foram sugeridas ações tanto com foco no indivíduo, quanto na organização, dentre os quais se pode citar: alterações nas rotinas de trabalho e nas formas de liderança dos gestores, reflexão sobre a importância das relações interpessoais e as formas de vivenciá-las, gerenciamento das emoções e oferecimento de apoio psicossocial aos docentes. O estudo evidencia, portanto, que deve haver um novo olhar para os professores da educação básica, sugerindo-se a efetivação de ações preventivas e interventivas e não apenas a discussão sobre a temática.

Biografia do Autor

  • Luana Vaz de Oliveira

    Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). luanna.l0394@gmail.com

  • Luciana de Araújo Mendes Silva

    Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Mestre em Promoção de Saúde pela mesma instituição. Possui Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FCC; Especialização em Histologia Humana pelas Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) e graduação em Biologia nessa mesma Instituição. Docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu na Faculdade Patos de Minas (FPM) e FCC. laraujo32016@gmail.com

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Publicado

2021-12-10