A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Brinquedoteca, Desenvolvimento Infantil, BrincarResumo
A criação da brinquedoteca e sua implantação nas instituições educacionais proporcionou o desenvolvimento infantil de forma harmônica e prazerosa, bem como a conquista da autonomia para a inserção da criança na sociedade contemporânea. A brinquedoteca é um espaço que permite o acontecer de múltiplas linguagens e experiências, fomentadas pelo lúdico, para a socialização e para a troca de saberes, fantasias e medos, pois possibilita o desenvolvimento intelectual, psicológico, social, afetivo e físico da criança. Tal espaço permeia a construção do conhecimento por meio do brincar. O objetivo desse estudo centra-se em reconhecer a importância da brinquedoteca no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Para a realização deste estudo, a metodologia incidiu em uma pesquisa investigativa de cunho exploratório em referências bibliográficas, revelando a importância do lúdico na práxis educativa com as crianças. Após revisitar a literatura, foi possível constatar que aprender brincando se torna um fator motivador para o descobrimento de si mesmo, de capacidades e habilidades que perpassam a imaginação e a fantasia. A brinquedoteca então permeia a função do educar com qualidade, o que requer ir além dos conteúdos tradicionalmente constituídos na grade curricular, buscando também inovação e adequação das ferramentas lúdicas a fim de construir os saberes necessários para a formação do ser com discernimento crítico e reflexivo, ativo, autônomo e protagonista, culminando no exercício pleno da cidadania.