A QUESTÃO RACIAL E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Educação, Discriminação racial, Políticas públicasResumo
As questões raciais suscitadas ao longo do caminhar da sociedade afetam diretamente as condições do indivíduo quanto ao acesso à educação e à aprendizagem. Desse modo, o presente artigo é fruto de reflexões que buscam analisar o processo histórico desencadeado pela escravidão, pós-escravidão e todo o decorrer social, cultural, econômico e político que ocasionaram as desigualdades raciais. Essas, por consequência, afetam o acesso, a permanência e o desenvolvimento de negros na educação e assim, na sociedade. Na pesquisa foram utilizados como instrumentos metodológicos artigos científicos, livros, dissertações, teses e a Constituição Federal. Através das obras revisadas, pode-se concluir que é presente no Brasil a utopia de democracia racial, pois apesar de ações afirmativas voltadas para suprir a carência histórica e social do público negro no contexto educacional, ainda existe uma grande falha que prejudica, segrega e discrimina essa minoria. Abordar tais reflexões tange em contribuir para a busca de uma educação que seja efetivamente equânime, de qualidade e inclusiva, especialmente para a população negra.