A IMPORTÂNCIA DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino Fundamental, Aluno, AprendizagemResumo
As instituições educacionais têm passado por grandes transformações, gerando uma demanda extensa de novas formas de trabalho, concepção e reformulação do método de ensino. No lócus da prática pedagógica tem-se a implementação das metodologias ativas, cujo propósito é estimular o desenvolvimento das atividades educativas nos alunos para que construam os saberes com autonomia e participação ativa, a partir de situações problematizadoras reais, colocando-os no centro da aprendizagem, como protagonistas numa associação recíproca que permite interagir entre o que denominamos de mundo físico e mundo digital, dentre outras estratégias e ferramentas pedagógicas. Partindo desse pressuposto, é concebido que o mundo físico e digital se concretiza como um espaço estendido e ampliado, uma sala de aula mesclada e híbrida constantemente. Este trabalho objetiva analisar a importância das metodologias ativas para o ensino fundamental, sendo realizado por meio da revisão de literatura. Após os estudos realizados, foi possível verificar que as metodologias ativas promovem o desenvolver de habilidades ativas nos alunos, colocando-os como sujeitos ativos e participantes na aprendizagem, além de ampliar as possibilidades de obter informações essenciais e significativas sobre o embasamento teórico e prático e sua posterior aplicabilidade em sala de aula e na formação de professores.