RESPOSTAS FISIOLÓGICAS PROPORCIONADAS PELA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Iara Carolina Gonçalves Autor/in
  • Ana Lays de Lima Rodrigues Autor/in

Palavras-chave:

Dança, Fisiologia Humana

Resumo

Este artigo visa analisar os reflexos que a dança proporciona no organismo da criança nos anos iniciais no aspecto do comportamento fisiológico humano, além de observar como a cinesiologia e biomecânica desencadeiam as funções osteomioarticulares durante a realização de movimentos nas aulas de educação física. O sistema cardiovascular, bem como o sistema respiratório trabalham juntos compensando os estímulos gerados pela dança para um melhor desempenho ostemioarticular. Além disso, contribui significativamente para a melhora da aptidão física em resposta a utilização da via aeróbia como precursora de energia a nível celular. A dança, com ferramenta nas aulas de educação física escolar é capaz de combater de forma eficaz cardiopatias e melhorar o sistema musculoesquelético, prevenindo lesões, através das respostas fisiológicas que ela proporciona aos indivíduos. Destaca-se ainda a importância de mais pesquisas direcionadas à visão das alterações anatomofisiológicas dos indivíduos frente às diversas atividades físicas utilizadas nas aulas de educação física escolar.

Biografia do Autor

  • Iara Carolina Gonçalves

    Graduanda em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). 

  • Ana Lays de Lima Rodrigues

    Fisioterapeuta especialista em neurologia, ortopedia e traumatologia. Docente do Curso de Graduação em Educação Física na FCC. 

Downloads

Publicado

2020-12-10