RESPOSTAS FISIOLÓGICAS PROPORCIONADAS PELA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Dança, Fisiologia HumanaResumo
Este artigo visa analisar os reflexos que a dança proporciona no organismo da criança nos anos iniciais no aspecto do comportamento fisiológico humano, além de observar como a cinesiologia e biomecânica desencadeiam as funções osteomioarticulares durante a realização de movimentos nas aulas de educação física. O sistema cardiovascular, bem como o sistema respiratório trabalham juntos compensando os estímulos gerados pela dança para um melhor desempenho ostemioarticular. Além disso, contribui significativamente para a melhora da aptidão física em resposta a utilização da via aeróbia como precursora de energia a nível celular. A dança, com ferramenta nas aulas de educação física escolar é capaz de combater de forma eficaz cardiopatias e melhorar o sistema musculoesquelético, prevenindo lesões, através das respostas fisiológicas que ela proporciona aos indivíduos. Destaca-se ainda a importância de mais pesquisas direcionadas à visão das alterações anatomofisiológicas dos indivíduos frente às diversas atividades físicas utilizadas nas aulas de educação física escolar.