GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a visão feminina em relação à participação nas aulas de educação física nas séries do ensino médio em uma escola de Monte Carmelo-MG

Autores

  • Célio Bruno Vieira Mendes Autor/in
  • Marcos Rafael de Souza Barboza Autor/in

Palavras-chave:

Educação física escolar, Gênero, Participação, Preconceito

Resumo

A educação física escolar, em sua essência, tem como definição a concepção de corpo e movimento. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação física proporciona a prática de diferentes atividades que se relacionam com as ações do dia a dia e devem ser levadas em consideração, enaltecidas e respeitadas por qualquer pessoa que venha a desempenhar tais atividades sem nenhuma forma de preconceito e/ou discriminação. Esse estudo teve como objetivo compreender a visão feminina em relação a sua participação nas aulas de educação física no Ensino Médio em uma escola de Monte Carmelo-MG. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo e transversal, realizada com 60 alunas do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Monte Carmelo-MG, no ano de 2020. A coleta de dados foi feita através de um questionário elaborado pelos pesquisadores. O trabalho apontou que 65,00% do público-alvo responderam que participam regularmente das aulas de educação física e que grande parte das participantes mencionaram que possuem preferência aos conteúdos de esporte (24,00%) e aos jogos e brincadeiras (23,00%) durante as aulas desta disciplina. No que se diz respeito à interação com o sexo masculino nas aulas, os dados apontaram que as meninas possuíam uma boa relação com o gênero oposto (57,00%). No que se refere as possíveis atitudes discriminativas de colegas do sexo masculino contra as participantes desta pesquisa, 62,00% afirmaram não terem presenciado ou sofrido tais ações. A pesquisa demonstrou também que a falta de interesse foi o fator mais expressivo (48,33%) em relação ao que dificulta a participação do público feminino nas aulas. No que se refere as atitudes preconceituosas por parte dos professores com o sexo feminino, 97,00% das participantes afirmaram não existir. Além disso, a maioria das participantes deste estudo (80,00%) afirmaram que existe o incentivo por parte dos professores para a participação do sexo feminino nas aulas de educação física. Conclui-se que, de forma geral a maioria das alunas integrantes deste estudo participam regularmente das aulas de educação física sem sofrerem com preconceitos por parte dos professores e/ou dos colegas do sexo oposto.

Biografia do Autor

  • Célio Bruno Vieira Mendes

    Graduando em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). 

  • Marcos Rafael de Souza Barboza

    Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FCC. Licenciado em Educação Física pela FCC. Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Docente no curso de Educação Física da FCC. 

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Publicado

2020-12-10