AUTOEFICÁCIA E SATISFAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Aniele de Lima Araújo Autor/in
  • Douglas Pereira Castro Autor/in

Palavras-chave:

Ensino, Eficácia, Profissional de Educação Física

Resumo

O presente estudo deu-se diante da percepção da autoeficácia docente de professores de Educação Física mediante uma pesquisa de campo de natureza quantitativa, descritiva e analítica. A justificativa do estudo dá-se em razão da crença na autoeficácia docente tratar-se de uma ferramenta importante na avaliação da prática do professor. A pesquisa objetivou avaliar a autoeficácia e a satisfação docente dos professores de Educação Física frente à atuação profissional. O estudo foi realizado com 14 professores de Educação Física, atuantes no município de Coromandel-MG. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com 16 questões de caracterização do professor e mais 24 que se referiam à Escala de Autoeficácia de Professores de Educação Física, divididos em duas dimensões: Intencionalidade da ação docente (14) e Manejo de classe (10). Os resultados indicaram que os professores participantes do estudo apresentaram uma alta crença na autoeficácia docente. Fatores como a satisfação na profissão, o tempo na docência e turmas menores influenciaram na percepção da autoeficácia. A dimensão Intencionalidade na ação docente apresentou maiores médias que a dimensão manejo de classe. Concluiu-se que fatores relacionados à satisfação e ao contexto do trabalho docente são responsáveis pela crença na autoeficácia docente.

Biografia do Autor

  • Aniele de Lima Araújo

    Graduanda em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC).

  • Douglas Pereira Castro

    Mestre em promoção de saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro universitário do Cerrado - UNICERP. Docente do curso de Educação Física na FCC.

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Publicado

2020-12-10