A RELEVÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM CRIANÇACOM TDAH
Resumo
O objeto de estudo do presente trabalho refere-se ao conhecimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por parte dos profissionais da saúde e educação, sobretudo psicopedagogos. A principal finalidade do trabalho é investigar a definição de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, além disso, objetiva
demonstrar os tipos de intervenções psicopedagógicas, levando em consideração a formação da estrutura cognitiva do indivíduo, que corroboram com o desenvolvimento de crianças que apresentam TDAH. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que oferece uma reflexão sobre o referencial teórico do tipo exploratório (SEVERINO, 2006), a fim de enfatizar os benefícios das ações psicopedagógicas. Os resultados de
estudos indicaram que, ao longo dos anos, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade perpassou por várias teorias e, a partir disso, apesar de ainda não haver um consenso, permitem o diagnóstico de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, inquietude, dentre outros. A pesquisa evidencia que esse diagnóstico deve ser realizado pela família junto à uma equipe interdisciplinar de
médicos, psiquiatras, psicopedagogos para que as crianças com TDAH obtenham desempenho escolar e um estilo de vida mais saudável.