DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DEEDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Necessidades especiais, Educação físicaResumo
A Educação voltada para uma realidade inclusiva, é um tema cada vez mais recorrente nos sistemas de ensino. Este estudo teve como objetivo identificar as perspectivas e os desafios encontrados durante o processo de inserção de alunos com necessidades especiais no ensino regular, especificamente nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma revisão literária. A pesquisa apontou que a Educação Inclusiva é respaldada
por diversos instrumentos legais tanto nacionais quanto internacionais, contudo um longo caminho (que envolva a verdadeira garantia dos direitos das pessoas com necessidades especiais) deve ser percorrido para que seja uma realidade. Conclui-se que o aperfeiçoamento de professores e funcionários das escolas, a adaptação de materiais e espaços físicos e, acima de tudo, a conscientização de toda a comunidade escolar, envolvendo alunos com e sem necessidades especiais, funcionários e pais,
com o intuito de mobilizá-los para uma educação são medidas que devem ser buscadas para que uma sociedade construída sobre os pilares do respeito às diferenças seja uma realidade.