DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DEEDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ana Paula Ferreira Tolentino Autor
  • Daniel José Vieira Autor

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Necessidades especiais, Educação física

Resumo

A Educação voltada para uma realidade inclusiva, é um tema cada vez mais recorrente nos sistemas de ensino. Este estudo teve como objetivo identificar as perspectivas e os desafios encontrados durante o processo de inserção de alunos com necessidades especiais no ensino regular, especificamente nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma revisão literária. A pesquisa apontou que a Educação Inclusiva é respaldada
por diversos instrumentos legais tanto nacionais quanto internacionais, contudo um longo caminho (que envolva a verdadeira garantia dos direitos das pessoas com necessidades especiais) deve ser percorrido para que seja uma realidade. Conclui-se que o aperfeiçoamento de professores e funcionários das escolas, a adaptação de materiais e espaços físicos e, acima de tudo, a conscientização de toda a comunidade escolar, envolvendo alunos com e sem necessidades especiais, funcionários e pais,
com o intuito de mobilizá-los para uma educação são medidas que devem ser buscadas para que uma sociedade construída sobre os pilares do respeito às diferenças seja uma realidade.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Ferreira Tolentino

    Graduanda em licenciatura em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel.
    anapaulaf66@hotmail.com.

  • Daniel José Vieira

    Graduado em licenciatura em Ciências Matemáticas pela Fundação Educacional de Patos de Minas
    (FEPAM); Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de
    Coromandel; Graduando em bacharelado em Educação pela Faculdade Cidade de Patos de Minas.
    danielveirad@yahoo.com.br

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Publicado

2020-07-07