LÚDICO: facilitador da aprendizagem no caráter pedagógico
Palavras-chave:
Lúdico, Aprendizagem, Prática pedagógicaResumo
A educação contemporânea, apesar de apresentar características herdadas da educação tradicional fundamentada em conceitos racionalistas e mecanicistas tem acrescentado às suas estratégias de ensino conceitos pedagógicos que não são meramente conteudistas. Nesse contexto o lúdico ganha espaço como uma ferramenta pedagógica com resultados significativos, por oportunizar o desenvolvimento da criança em diversos aspectos. O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão da literatura em que se objetivou apresentar aspectos que apontam para a importância do lúdico na prática pedagógica docente e sua influência
no processo de ensino aprendizagem. O estudo evidenciou que o lúdico traz resultados significativos por oportunizar o desenvolvimento da criança no aspecto cognitivo, emocional, afetivo, físico, psicossocial e no auxílio de habilidades sociais, o que contribuiu efetivamente com o processo educacional que vislumbra o ser humano e sua formação como um todo. Diante de tão relevante ferramenta o docente deve preparar-se para utilizá-la de forma adequada e não meramente como uma ação de
entretenimento e passatempo, o que muitas vezes ocorre, em especial na Educação Infantil. Sugere-se nesse contexto a execução de pesquisas experimentais que estimulem a utilização consciente e satisfatória pelos profissionais, com ênfase no planejamento e na criatividade, no uso das atividades lúdicas.