AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Natália Cristina Nunes Ferreira Autor
  • Pollyana Abadia Vargas Autor
  • Maria Juliana Dias Autor
  • Tatiane Daby de Fátima Faria Autor

Palavras-chave:

Lúdico, Desenvolvimento, Criança., Aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

A ludicidade é uma atividade de grande importância para os indivíduos, principalmente na educação infantil, uma vez que na infância ela se faz indispensável para o desenvolvimento global da criança. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a ludicidade e seus benefícios no processo de ensino e aprendizagem no ensino infantil. Para alcance desse trabalho foi realizado uma pesquisa na forma de revisão de  literatura. O estudo evidenciou que ao brincar a criança pode expressar
de forma simples suas fantasias, desejos, medos e sentimentos que vão assegurar a estruturação de novos conhecimentos. Em relação aos benefícios do lúdico para a infância e seu processo de aprendizagem a aprendizagem acontece de forma natural e motivadora, possibilitando o desenvolvimento do corpo, autoconfiança e para descarregar energias. Por fim, os autores apontam que o lúdico é um recurso que contém muitos benefícios, visando um desenvolvimento holístico dos alunos na educação infantil.

Biografia do Autor

  • Natália Cristina Nunes Ferreira

    Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). nataliacr1@outlook.com

  • Pollyana Abadia Vargas

    Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel.
    Docente do Curso de Graduação em Pedagogia na FCC. pollyanadavibvargas@gmail.com

  • Maria Juliana Dias

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em
    Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialista
    emEducação Infantil e Psicopedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC) e graduada em
    Pedagogia pela mesma instituição. Coordenadora e docente no curso de Pedagogia na (FCC).

  • Tatiane Daby de Fátima Faria

    Graduada em Pedagogia pela Funcep, Pós-graduação em Psicopedagogia pela Fucamp,
    Especialista em Metodologia do ensino Superior pela FCC, Supervisão Escola pel FIJ. Docência na
    Educação infantil pela UFU e Mestranda em Educação pela UFU. Especialista em Educação Básica na
    E.E. Clarindo Goulart. Docente no curso de Pedagogia na FCC. Presidente da CPA da FCC.
    tatianedaby@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-10