AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA NAEDUCAÇÃO E NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Escolar. Abordagem Centrada na Pessoa, HumanistaResumo
A psicologia escolar, mesmo sendo uma área tradicional no Brasil, é algo que ainda está em construção e vem sofrendo críticas referentes às práticas atuais; por isso, a importância de ser repensada e discutida. Nesse contexto, a Psicologia vem modificando-se e, a partir de muitos estudos teóricos e práticos, apresenta a valorização das relações e do contexto histórico, no qual as dificuldades se fazem sempre presentes. O presente estudo tem como objetivo discutir as possíveis contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) para a educação, sob a perspectiva da psicologia humanista na atuação do psicólogo escolar. Trata-se de
uma revisão da literatura. O estudo mostrou que atualmente, a psicologia escolar caracteriza-se por uma atuação preventiva e relacional, que valoriza a participação do professor e o cuidado com sua saúde psíquica. A teoria rogeriana implica uma reflexão sobre a conduta do educador para a melhoria no processo de ensino aprendizagem dentro da escola, como também fora dela. A ACP destaca vários conceitos importantes para a educação como a aceitação, a confiança e o apreço. Tais conceitos
remetem a ideia daquele professor capaz de receber seu aluno com uma visão de ser humano, sendo este rodeado de defeitos e provido de potencialidades a serem despertas.