AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA NAEDUCAÇÃO E NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

Autores

  • Raquel Rodrigues Pereira Autor
  • Delza Ferreira Mendes Autor

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Escolar. Abordagem Centrada na Pessoa, Humanista

Resumo

A psicologia escolar, mesmo sendo uma área tradicional no Brasil, é algo que ainda está em construção e vem sofrendo críticas referentes às práticas atuais; por isso, a importância de ser repensada e discutida. Nesse contexto, a Psicologia vem modificando-se e, a partir de muitos estudos teóricos e práticos, apresenta a valorização das relações e do contexto histórico, no qual as dificuldades se fazem sempre presentes. O presente estudo tem como objetivo discutir as possíveis contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) para a educação, sob a perspectiva da psicologia humanista na atuação do psicólogo escolar. Trata-se de
uma revisão da literatura. O estudo mostrou que atualmente, a psicologia escolar caracteriza-se por uma atuação preventiva e relacional, que valoriza a participação do professor e o cuidado com sua saúde psíquica. A teoria rogeriana implica uma reflexão sobre a conduta do educador para a melhoria no processo de ensino aprendizagem dentro da escola, como também fora dela. A ACP destaca vários conceitos importantes para a educação como a aceitação, a confiança e o apreço. Tais conceitos
remetem a ideia daquele professor capaz de receber seu aluno com uma visão de ser humano, sendo este rodeado de defeitos e provido de potencialidades a serem despertas.

Biografia do Autor

  • Raquel Rodrigues Pereira

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Email.
    criativa_coro@yahoo.com.br

  • Delza Ferreira Mendes

    Mestre em Educação Magistério Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). Docente
    do Curso de Graduação de Psicologia na FCC. Email delzafm@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-05-08