TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E A APRENDIZAGEM: desafios e possibilidades interventivas no contexto escolar

Autores

  • Cecília Eugênia Rocha Rodrigues Autor
  • Maria Juliana Dias Autor

Palavras-chave:

Transtorno, Desatenção, Hiperatividade, Sala de aula

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno recorrente na atualidade e que trás reflexos significativos para a aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo dissertar sobre o TDAH no contexto escolar, abordando os desafios do mesmo nesse meio e as possibilidades de intervenção encontradas para atingir os objetivos individuais e necessários a cada aluno. Através da metodologia de revisão de literatura, buscou-se fundamentação teórica para a construção do trabalho, falando sobre o transtorno em geral, suas classificações e características específicas. Trouxe uma abordagem sobre a sua presença no contexto escolar apresentando tanto os desafios encontrados com um aluno TDAH em sala de aula, como as possibilidades interventivas e os avanços derivados da pesquisa e da dedicação do professor em busca da compreensão do transtorno e de uma formação que conduza o aluno ao desenvolvimento pleno. Através da pesquisa, conclui-se que o aluno TDAH presente na escola é sujeito merecedor de atenção e que é possível, mesmo com o transtorno, alcançar os objetivos propostos através das adaptações e intervenções necessárias, que devem ser percebidas e feitas pelo professor, ressaltando o respeito às individualidades de cada um. Além disso, reforçou-se o papel de participação e mediação da família para que haja harmonia e sintonia em todos os ambientes do estudante, favorecendo a aprendizagem e ajudando-o a seguir em uma rotina que lhe seja confortável, agradável e segura.

Biografia do Autor

  • Cecília Eugênia Rocha Rodrigues

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). ceciliaeugeniarrodrigues@gmail.com.

  • Maria Juliana Dias

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Curso de Graduação em Pedagogia na FCC. maria.juliana@fcc.edu.br

Downloads

Publicado

2022-06-07