EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL: limites e possibilidades

Autores

  • Charles Magalhães de Araújo Autor
  • Luciana de Araújo Mendes Silva Autor
  • Rodrigo Valadares Autor
  • Jaqueline Ferreira da Cunha Autor
  • Juliana Gonçalves Silva de Mattos Autor
  • Larissa Isaura Gomes Autor

Palavras-chave:

Educação, Ressocialização, Materialismo histórico

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apontar o funcionamento da educação dentro do contexto do sistema prisional, dentro dos seus limites e possibilidades, através de uma perspectiva do materialismo histórico. Para que o objetivo fosse atendido, foi realizado um levantamento bibliográfico com a utilização de obras relacionadas à educação no sistema prisional. A literatura investigada apontou que o Sistema Penitenciário Brasileiro tem dificuldades em atingir o seu principal objetivo que é a ressocialização dos seus internos. Para isso é importante o desenvolvimento de programas educacionais dentro do sistema penitenciário voltados para educação básica com o objetivo de escolarizar e, sobretudo, trabalhar para a construção da cidadania do reeducando. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, a maior parte dos presidiários é composta por jovens com idade inferior a trinta anos e de baixa escolaridade. Muitas pessoas não tiveram condições de concluir os estudos por razões variadas, inclusive por terem sido iniciadas no crime ainda jovens, impulsionadas pela competitividade e pelas desigualdades causadas pelos meios de produção na sociedade capitalista, em que o trabalho, sendo uma atividade essencial, é explorado, definindo desta forma um processo de alienação. Esta relação contraditória entre humanização e alienação é algo muito importante para ser trabalhado no campo da educação. diante dos relatos das obras investigadas ficou evidente a necessidade de refletir sobre a educação de forma mais ampla possível com objetivo de romper com a lógica do capital. Nesse contexto, a educação pode assumir um papel de destaque, pois, além da instrução escolar e da formação social adquirida, o reeducando pode mudar sua visão de mundo, construindo um censo crítico e melhorando seu comportamento na vida carcerária e posteriormente, na sua vida exterior, desenvolvendo suas capacidades e sendo responsável pela realidade que o envolve. Existem ainda fatores que limitam esse processo que precisam ser rompidos para que efetivamente essa educação aconteça e traga os frutos possíveis e desejados.

Biografia do Autor

  • Charles Magalhães de Araújo

    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado em Psicologia pela Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas (SESPA). Docente da Faculdade Cidade de Coromandel, Psicólogo na Polícia Penal de Minas Gerais – Presídio Sargento Jorge. E-mail: charles.de.araujo@gmail.com

  • Luciana de Araújo Mendes Silva

    Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Mestre em Promoção de Saúde pela mesma instituição. Possui Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FCC; Especialização em Histologia Humana pelas Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) e graduação em Biologia nessa mesma Instituição. Docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu na Faculdade Patos de Minas (FPM) e FCC. laraujo32016@gmail.com

  • Rodrigo Valadares

    Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Graduado em Direito pela UniFucamp. Graduado em Serviço Social pela UNITRI. Graduando em Psicologia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Assistente Social Judicial no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Assistente Social na Casa do Servidor da Prefeitura Municipal de Coromandel. rodrigo.valadares@tjmg.jus.br

  • Jaqueline Ferreira da Cunha

    Graduada em Psicologia pelo Cento Universitário do Cerrado (Unicerp). Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Futura. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Coromandel. jaqueline2009koro@hotmail.com

  • Juliana Gonçalves Silva de Mattos

    Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho; Docência do Ensino Superior; Formação Pedagógica na Área da Saúde, com ênfase na Enfermagem; Fisiologia Humana aplicada às Ciências da Saúde; Anatomia e Patologia Associada. Docente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio. julianamattoscoro@gmail.com

  • Larissa Isaura Gomes

    Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU);Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC); Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Grupo Idea (FCC, FPM e FCJP); Coordenadora do Setor Psicossocial da Gestão Municipal de Saúde. psicologa.larissa.isaura@hotmail.com

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Publicado

2021-06-07