ENSINO SUPERIOR: saberes profissionais e identidade docente

Autores

  • Larissa Isaura Gomes Autor
  • Rodrigo Valadares Autor
  • Charles Magalhães de Araújo Autor
  • Luciana de Araújo Mendes Silva Autor
  • Juliana Mattos Goncalves Silva de Mattos Autor
  • Silvana Malusá Autor

Palavras-chave:

Ensino Superior, Identidade Docente, Saberes Profissionais, Formação Continuada

Resumo

Os saberes constituem um dos pilares da identidade da profissão docente do ensino superior, identidade que deve ser cogitada como um processo ao mesmo tempo dinâmico e desafiador. O escopo do presente artigo é fazer uma reflexão acerca do ensino superior envolvendo a relação entre os saberes profissionais e a idade docente. Com base nos critérios estabelecidos, foram cotejados os depoimentos de vinte e cinco docentes, alocados nos departamentos de Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia. No que se refere à distribuição por departamento, participaram da entrevista dois professores de Biomedicina, nove de Fisioterapia, três de Educação Física e onze professores do curso de Psicologia. O estudo mostrou que no cerne da formação docente é possível vislumbrar que as identidades pessoal e profissional se encontram imbricadas, não se podendo dissociar o professor das relações que estabelece com alunos, instituição educativa e demais pessoas componentes do seu universo de convívio diário. Relacionando-se, compõe saberes que, nesse corolário, mobilizam seu comportamento e sua atividade profissional. Complexos, os saberes da docência responsáveis pela formação profissional são: saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais. Quanto ao ensino superior, a área da saúde apresenta particularidades que motivam reflexões sobre a formação docente dos profissionais e sobre a atuação docente. A formação continuada, efetivada através do estudo, da reflexão, do debate e da confrontação das experiências dos professores do ensino superior, garante, nessa perspectiva, o desenvolvimento profissional permanente e a respectiva formação da identidade desses profissionais.

Biografia do Autor

  • Larissa Isaura Gomes

    Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU);Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC); Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Grupo Idea (FCC, FPM e FCJP); Coordenadora do Setor Psicossocial da Gestão Municipal de Saúde. psicologa.larissa.isaura@hotmail.com

  • Rodrigo Valadares

    Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Graduado em Direito pela UniFucamp. Graduado em Serviço Social pela UNITRI. Graduando em Psicologia pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Assistente Social Judicial no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Assistente Social na Casa do Servidor da Prefeitura Municipal de Coromandel. rodrigo.valadares@tjmg.jus.br

  • Charles Magalhães de Araújo

    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCRUZ); Graduado em Psicologia pela Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas (SESPA). Docente na Faculdade Cidade de Coromandel (FCC) e Psicólogo na Polícia Penal de Minas Gerais - Presídio Sargento Jorge. E-mail: charles.de.araujo@gmail.com

  • Luciana de Araújo Mendes Silva

    Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Mestre em Promoção de Saúde pela mesma instituição. Possui Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FCC; Especialização em Histologia Humana pelas Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) e graduação em Biologia nessa mesma Instituição. Docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu na Faculdade Patos de Minas (FPM) e FCC. laraujo32016@gmail.com

  • Juliana Mattos Goncalves Silva de Mattos

    Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho; Docência do Ensino Superior; Formação Pedagógica na Área da Saúde, com ênfase na Enfermagem; Fisiologia Humana aplicada às Ciências da Saúde; Anatomia e Patologia Associada. Docente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio. julianamattoscoro@gmail.com

  • Silvana Malusá

    Pós-Doutora em Formação Docente pela UCP/RJ. Doutora em Educação pela Unimep/SP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). silmalusa@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2021-06-07