AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS: um estudo bibliométrico

Autores

  • João Batista Ferreira Autor
  • Dulce Rosa Sucupira Autor
  • Iara Maria de Castro Autor

Palavras-chave:

Expectativa, Percepção, Servqual

Resumo

Levando em consideração a grande importância de prestar serviços de elevada qualidade, compreender e analisar como são avaliadas a qualidade na prestação de serviços é fator primordial. Este estudo tem como objetivo buscar informações sobre estudos recentes e relevantes sobre a avaliação da qualidade em serviços, em específico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no ano de 2007 a 2016. A metodologia deste artigo trata-se de uma revisão de literatura, utilizando as técnicas de bibliometria que possibilita o mapeamento de pesquisas sobre o assunto em questão, bem como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Os resultados apresentaram a relevância dos instrumentos de avaliação da qualidade em serviços, em específico a escala Servqual. Escala muito utilizada nos trabalhos acadêmicos e serviu de base para outros instrumentos também importante de avaliação. Evidencia-se ainda que a bibliometria é uma técnica que deve ser usada para aprimorar as pesquisas bibliográficas, pois através de seu uso os pesquisadores conseguem captar todos os detalhes explícitos e implícitos sobre determinado tema.

Biografia do Autor

  • João Batista Ferreira

    Docente na Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Mestre em gestão organizacional; especialista em finanças, controladoria e auditoria; graduado em administração.

  • Dulce Rosa Sucupira

    Graduada do curso de administração da FCC. dulce.sucupira@bol.com.br

  • Iara Maria de Castro

    Graduada do curso de administração da Faculdade Cidade de Coromandel. E-mail: iaracastro08@yahoo.com.br

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Publicado

2024-06-12