POSSÍVEIS EFEITOS ALELOPÁTICOS DE UM CLONE DE EUCALIPTO (GG100) NA CULTURA DA ALFACE EM DIFERENTES METODOLOGIAS

Autores

  • Letícia Cristina da Silva Autor
  • Thiago Silvestre Saraiva Autor
  • Carlos Eduardo Caixeta de Castro Autor

Palavras-chave:

Sistema agroflorestal, Alelopatia, Germinação

Resumo

O sistema agroflorestal (SAFs) se baseia no aproveitamento de áreas através da consorciação de diferentes culturas em um mesmo local, podendo melhorar o aproveitamento da área e aumentar a renda dos pequenos produtores. O objetivo do trabalho foi verificar efeitos alelopáticos do extrato aquoso, solo cultivado e serrapilheira de um clone de Eucalipto na germinação e no Índice de Velocidade de Germinação (IVG) nas sementes de alface (Lactuca sativa), cenoura (Daucus carota), beterraba (Beta vulgaris), Brachiariadecumbes (braquiária), Bidens pilosa (picão preto). No experimento 1 para obtenção do extrato aquoso foi utilizado 150 ml água destilada para cada 50 gramas de serrapilheira, por 24 horas em recipiente fechado na temperatura ambiente. Após 24h foi coado e levado para o bioensaio em colocadas em uma câmara com temperatura e fotoperíodo controlada (B.O.D). As sementes foram dispostas em placas de petri de 5 cm de diâmetro em papel de fibra de vidro sendo 50 sementes de alface, cenoura e beterraba por placa. Foram realizados dois tratamentos sendo água destilada como testemunha e extrato aquoso de serrapilheira. A temperatura do ensaio foi de 22 ºC e fotoperíodo de 14 horas. No experimento 2 foi escolhida a alface e duas plantas daninhas (braquiária e picão preto). Estas amostras foram acondicionadas em caixas plásticas denominadas ‘gerbox’. Em cada ‘gerbox’ foram semeadas 50 sementes de cada espécie. Como testemunha foi utilizado solo de barranco. No experimento 3 foi utilizada serrapilheira misturada proporcionalmente em areia sendo semeadas sementes de alface, picão-preto e braquiária em caixas do tipo Gerbox e essas levadas a B.O.D com fotoperíodo e temperatura controlados para análise da emergência das mesmas.

Biografia do Autor

  • Letícia Cristina da Silva

    Graduanda de Engenharia Agronômica pela Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Rua Vicente Gonçalves Lima,26 CEP: 38550-000, (34)99682-3257 e lettycya_2011@hotmail.com.

  • Thiago Silvestre Saraiva

    Mestre em proteção de plantas, Rua João Rodrigues da Silveira,83 CEP: 38703-072, Coromandel-MG, (34) 99232-7000, thiagosaraiva.prof@gmail.com

  • Carlos Eduardo Caixeta de Castro

    Doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Unesp de Jaboticabal, Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA, Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Docente do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Avenida José Carneiro de Mendonça,827 CEP: 38550-000, (34)99800-1079e carloscaixetaagro@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-10