JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A SUA IMPORTÂNCIA

Autores

  • Janaina Judite de Oliveira Autor
  • José Marcio Vilela Amaral Autor
  • Márcio Soares Ramos Autor

Palavras-chave:

Cooperação, Relação social, União

Resumo

O presente estudo visa reforçar o papel e a importância dos jogos cooperativos na educação física escolar, uma vez que são jogos que servem para unir as pessoas, ajudam a trabalhar a confiança em si mesmo e nos outros, não instigam a competição, pois todos têm uma meta em comum para cumprir. Não há agressão física e cada um joga em seu próprio ritmo. São jogos que facilitam a aproximação e a aceitação, estimulam a cooperação entre os membros da equipe - fator essencial para se alcançar o objetivo final. São dinâmicas em grupo que tem por objetivo: em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, mostrar que esta é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas enquanto estão jogando e torna-la ação efetiva posteriormente. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa realizada por meio de revisão da literatura. Para a realização da pesquisa serão utilizados livros e artigos do acervo da biblioteca da Faculdade Cidade de Coromandel e material bibliográfico da Internet.

Biografia do Autor

  • Janaina Judite de Oliveira

    Janaina Judite de Oliveira, graduanda em educação física licenciatura pela Faculdade Cidade de Coromandel – FCC. Janainaoliveira-ed@hotmail.com

  • José Marcio Vilela Amaral

    José Márcio Vilela Amaral, mestrado em educação pela Universidade de Uberaba especialista em educação física escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, graduado em educação física pela FCC, bacharel em educação física pela FPM. Edfisica.jb0825@yahoo.com.br.

  • Márcio Soares Ramos

    Especialista em Natação e Hidroginástica. Docente da Faculdade Cidade de Coromandel - FCC. marcio.soares@fcc.edu.br

Downloads

Publicado

2024-06-14